Minissimpósios
Minissimpósios confirmados no ERMAC-SC 2026.
MS1 – Mulheres na Matemática: o que elas estão fazendo?
Organizadoras: Evelin Krulikovski, Daiana Oliveira dos Santos, Denise de Siqueira, Vanda Maria Luchesi.
Este minissimpósio é aberto a todo o público e tem como objetivo principal apresentar o trabalho que as mulheres estão realizando na Matemática, buscando inspirar o ingresso de mais mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Além disso, discutiremos o papel da família e as barreiras enfrentadas na carreira científica. Queremos que mais jovens conheçam histórias de sucesso e superação, mesmo diante dos desafios de ser mulher, mãe e cientista na Matemática.
MS2 – Sistemas Dinâmicos Aplicados
Organizadores: Matheus Correia dos Santos (UFRGS) e Adriano De Cezaro (FURG)
Este minissimpósio tem como objetivo reunir pesquisadoras(es) interessados em dinâmicas não lineares, sistemas complexos e suas aplicações. A programação abrangerá problemas em física (princípios variacionais, cálculo fracionário), engenharias e meio ambiente (dinâmica de fluidos, advecção–difusão, vibrações, controle e otimização), epidemiologia (modelos SIR/SEIR multigrupo, inferência de parâmetros, subnotificação) e ciências sociais e economia (jogos evolutivos em redes, dinâmica de opiniões, identificação de políticas ótimas). Do ponto de vista teórico, esses temas envolvem estabilidade de soluções, existência de atratores, bifurcações e pontos fixos, dinâmica em grafos, além de ferramentas de transporte ótimo e otimização. O resultado é um minissimpósio interdisciplinar que integra fundamentos teóricos e métodos numéricos para responder a questões motivadas por problemas reais. O público-alvo inclui pesquisadoras(es) e estudantes de graduação e pós-graduação em matemática, matemática aplicada, física e engenharia.
MS3 – Problemas Inversos e Aplicações
Organizadores: Antonio Leitão , Liliane Basso Barichello, Adriano De Cezaro (UFSC, UFRGS, FURG)
Problemas Inversos tratam da reconstrução de grandezas de interesse a partir de observações indiretas. Eles ocorrem em imagens médicas, ensaios não destrutivos, exploração geofísica, imagens astrofísicas, diversas técnicas de microscopia de alta resolução, mineração de dados, finanças, econometria e outros campos. A pesquisa sobre problemas inversos combina técnicas de análise matemática, geometria diferencial, análise numérica, aprendizado de máquina, processamento de imagens, computação científica e ciência da computação.
Este minissimpósio visa juntar diversos pesquisadores e parte da comunidade ativa em pesquisa, para discutir avanços teóricos, computacionais e aplicações na área de problemas inversos.
MS4 – Geometria de Distâncias: construindo pontes entre a Matemática Aplicada e desafios Multidisciplinares.
Organizadores: Wagner da Rocha (Unicamp) e Leonardo D. Secchin (UFES)
A Geometria de Distâncias (GD) é o ramo da matemática dedicado à caracterização geométrica de conjuntos de objetos baseado em informações das distâncias entre eles. Nas últimas décadas, a área tem atraído pesquisadores de outros ramos da Matemática Aplicada e da Computação cujo interesse está no que se chama de Problema de Geometria de Distâncias (PGD): determinar as posições de objetos de modo a satisfazerem uma lista de distâncias dadas. Tal problema encontra diversas aplicações relevantes como localização em redes de sensores, determinação de nanoestruturas e estruturas proteicas, escalamento multidimensional, realização de grafos, aprendizado de máquina profundo, dentre outras. A variedade de aplicações fortalece a interface entre esta e outras áreas do conhecimento como Bioinformática, Robótica, Computação e Ciência de Dados, e subáreas da matemática como Álgebra Geométrica, Otimização, Teoria de Grafos e Pesquisa Operacional.
MS5 – Otimização Combinatória
Organizadoras: Kelly Poldi e Carla Ghidini (IMECC/Unicamp e FCA/Unicamp)
Tradicionalmente, o Comitê Temático em Otimização Combinatória organiza minissimpósios no evento nacional da Sociedade, o CNMAC. Estamos felizes em propor esta atividade também em um ERMAC. O Minissimpósio de Otimização Combinatória tem como objetivo reunir pesquisadores, docentes, discentes de graduação e pós-graduação e profissionais das diversas linhas de pesquisa dentro da área de otimização, proporcionando o intercâmbio de ideias entre pesquisadores de otimização linear, não-linear, inteira, mista e combinatória, atraindo novas colaborações e interessados em temas relacionados à otimização, modelagem e métodos de resolução.
MS6 – Otimização Contínua
Organizadores: Daiana Oliveira dos Santos; Evelin Heringer Manoel Krulikovski; Francisco Nogueira Calmon Sobral (Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal do Paraná; Universidade Estadual de Maringá)
O propósito deste minissimpósio é reunir pesquisadores da área de otimização contínua e divulgar para a comunidade de matemática aplicada a pesquisa em alto nível desenvolvida na área. Tais sessões são uma oportunidade de fomentar a discussão sobre diferentes aspectos de otimização estudados em centros distintos do país e também no exterior, fornecendo um ambiente propício para a interação entre futuros colegas de trabalho em temas relevantes em otimização para a próxima geração.
MS7 – Ferramentas algébricas na Matemática Aplicada e Computacional
Organizadores: Carlos Hoppen (UFRGS), Juliane Capaverde (UFRGS), Thais Bardini Idalino (UFSC)
A proposta deste minissimpósio é criar um fórum de integração da comunidade matemática do Sul do Brasil em áreas relacionadas à álgebra aplicada e computacional. Prevemos a participação de pesquisadores nas áreas de códigos, teoria espectral dos grafos, corpos finitos, criptografia, designs combinatórios e aplicações.



